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Mensagem por fantinel Dom 31 Out - 17:30:38

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE
ROTARACT CLUB

Como se define ROTARACT?
O Rotaract Club é uma organização patrocinada por um Rotary Club, constituída de jovens adultos de ambos os sexos, entre as idades de 18 e 30 anos inclusive, cujo propósito é oferecer-lhes a oportunidade de incrementar os conhecimentos e a experiência que lhes serão de utilidade para seu próprio desenvolvimento pessoal, para atender carências físicas e sociais de suas respectivas comunidades e para promover melhores relações entre os povos do mundo inteiro através da amizade e prestação de serviços.(Fonte: Declaração de Normas).

O que significa a palavra ROTARACT?
É uma junção de palavras inglesas. ROTAR (de Rotary) e ACT (de Action), o que nos possibilita interpretá-la de duas formas:
  1. Rotary em Ação
  2. Ação de Rotary
Ambas estão corretas, pois o programa Rotaract é uma ação da Avenida de Serviços à Comunidade Mundial do RI; todavia, não deixa de ser o "Rotary em Ação", centrado nas futuras gerações. (Fonte: Domínio Público)

Onde e quando foi fundado o Rotaract?
No dia 13 de março de 1968, em North Charlotte, nos Estados Unidos da América. (Fonte: Rotary International)

Como se define o emblema do Rotaract?
O emblema do Rotaract é um círculo com a letra "R" (maiúscula) sobreposta a cinco linhas horizontais e cinco linhas curvas verticais no centro desse círculo. Esses elementos deverão obedecer às proporções estabelecidas na tabela ao lado. Com o "R" na posição vertical, a palavra "ROTARACT" encontra-se centralizada diretamente acima, contida no anel externo. A palavra "CLUB" aparece centralizada diretamente abaixo da letra "R", contida no anel externo. Todas as letras deverão ser em alto relevo. O aro externo forma um círculo perfeito, em alto relevo, envolvendo todos os elementos. (Fonte: Manual do Rotaract)

Quais são as restrições quanto ao uso do distintivo ou emblema do Rotaract?
O nome e emblema do Rotaract são propriedade do Rotary International e serão preservados para o uso exclusivo dos que se encontram envolvidos com o programa do Rotaract. O emblema pode ser usado por rotaractianos sem maiores explicações. Quando for usado para representar um clube, o nome do mesmo deve aparecer junto ao emblema. Quando existir um distrito rotário, o mesmo poderá usar o emblema somente em conjunção com alguma referência ao distrito e seu número.

O associado de um Rotaract Club terá o direito de usar e exibir o nome e emblema do Rotaract de uma maneira digna e apropriada durante o período de sua afiliação no Rotaract Club, renunciando a esse direito após a sua saída do Rotaract Club ou após a desativação do seu Rotaract Club. (Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)

Onde e quando foi fundado o Rotaract no Brasil?
No mês de maio de 1968, na cidade de Caruaru, no Estado de Pernambuco. (Fonte: Pesquisa Particular)

O que é WORLDWIDE ROTARACT DIRECTORY?
É uma anuário publicado pelo RI, que contém relação de todos os Rotaract Clubs do mundo, com os nomes dos respectivos presidentes, local, dia e hora das reuniões, distrito rotário, país, estado, código de endereçamento, telefone e e-mail.
Apresenta também uma lista dos membros da administração e das comissões internacionais, além de muitas outras informações de interesse.

O Worldwide Rotaract Directory é, portanto, uma brochura indispensável ao secretário do clube e muito útil aos sócios em viagem ao exterior. (Fonte: Cartilha Rotária - Adaptação)

Quais são os objetivos do Rotaract?
  1. desenvolver conhecimentos profissionais e de liderança;
  2. destacar o respeito pelos direitos dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada indivíduo;
  3. reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir;
  4. reconhecer, praticar e promover altos padrões de ética como capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
  5. desenvolver o conhecimento e a compreensão de todas as carências, problemas e oportunidades de servir na comunidade e no mundo;
  6. abrir avenidas de ação pessoal e de grupo para servir a comunidade e promover a compreensão e boa vontade internacional entre todos os povos.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)

Quais podem ser as bases de um Rotaract Club?
Existem duas bases para se criar um Rotaract Club. A primeira delas (e mais usual) é a comunidade, na qual se buscam os jovens com o perfil ideal para o Rotaract. A outra base é uma universidade. Quando o Rotaract Club for ligado a uma universidade, o controle e conselho proporcionados pelo Rotary Club patrocinador serão exercidos em completa cooperação com as autoridades escolares com o entendimento de que esse clube estará sujeito às mesmas normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades para todas as organizações de estudantes e atividades extra-curriculares da instituição de ensino. (Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)

Como é feito o financiamento das despesas de um Rotaract Club?
Cada rotaractiano deverá pagar uma taxa de sócio anual a seu Rotaract Club a fim de cobrir os gastos administrativos do mesmo. É responsabilidade dos Rotaract Clubs angariar os fundos necessários para implementar seus programas. Os Rotaract Clubs não devem pedir auxílio financeiro aos Rotary Clubs ou a outros Rotaract Clubs. (Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)

Quais os limites territoriais de um Rotaract Club?
Os mesmos limites obedecidos pelo Rotary Club patrocinador, geralmente correspondendo aos limites da própria cidade. Em cidades grandes – metrópoles urbanas, principalmente – esses limites podem corresponder a um determinado número de bairros. (Fonte: Cartilha Rotária - Adaptação)

Quais os requisitos para ser sócio de um Rotaract Club?
O quadro social deste clube será constituído de jovens adultos entre as idades de 18 a 30 anos (inclusive), de ambos os sexos, de bom caráter e com potencial para liderar. (Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)

Que é RDR (Representante Distrital do Rotaract)?
É um rotaractiano selecionado – através de processo de eleição – entre os sócios do programa Rotaract em todo o distrito, que atuará como agente de ligação entre esses Rotaract Clubs do distrito, o Governador Distrital e o RI, tendo mandato de um ano (coincidente com o mandato do Governador do distrito). (Fonte: Manual do Rotaract)

Quais as atribuições do RDR?
  1. elaborar e distribuir um boletim distrital do Rotaract;
  2. planejar, organizar e realizar uma conferência distrital do Rotaract;
  3. incentivar o comparecimento e a participação de todos na conferência distrital;
  4. implementar atividades de promoção e expansão do Rotaract através do distrito em coordenação com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract;
  5. servir como contato do distrito para a secretaria do RI com relação a informações sobre o Rotaract;
  6. planejar e implementar atividades de prestação de serviços (se aprovadas por três-quartos dos Rotaract Clubs do distrito);
  7. oferecer apoio e orientação aos Rotaract Clubs durante a implementação de seus projetos;
  8. trabalhar em conjunto com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract na coordenação de atividades Rotary/Rotaract no distrito;
  9. coordenar atividades de relações públicas para o Rotaract a nível distrital;
  10. colaborar com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract no planejamento e na implementação de uma sessão de treinamento para os dirigentes de Rotaract Clubs do distrito.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)

Quais os eventos distritais oficiais do Rotaract Club?
Dois importantes encontros distritais do Rotaract são realizados anualmente: a assembléia distrital do Rotaract e a conferência distrital do Rotaract. (Fonte: Manual do Rotaract)

O que é ADIRC?
ADIRC é a sigla para Assembléia Distrital do Rotaract Club . O propósito da assembléia distrital do Rotaract é treinar os dirigentes entrantes de Rotaract Club. A assembléia pode ser realizada a qualquer momento após as eleições dos dirigentes de clube - em geral, antes do início do novo ano rotário. (Fonte: Manual do Rotaract)

Quem participa da ADIRC?
Participam da ADIRC os dirigentes, diretores e presidentes entrantes de comissão de clube; o representante distrital do Rotaract atual e entrante; o governador de distrito; a comissão rotária distrital do Rotaract (integrada por rotarianos); a comissão Rotaract do distrito (integrada por rotaractianos); o presidente e os membros da comissão Rotaract do Rotary Club patrocinador; e os conselheiros de Rotaract Clubs. (Fonte: Manual do Rotaract – Adaptação)

O que se discute na ADIRC?
A assembléia inclui sessões gerais e discussões em grupos, visando treinar os dirigentes de Rotaract Clubs e os presidentes de comissão, bem como incentivar a comunicação entre a liderança do Rotaract Club, o Rotary Club patrocinador e a liderança distrital. Sessões individuais podem ser organizadas para a discussão do papel dos dirigentes de Rotaract Club. As sessões gerais podem ser dedicadas à discussão de atividades distritais do Rotaract, e de idéias sobre projetos de prestação de serviços e desenvolvimento do quadro social. O programa deve ser aprovado pelos organizadores da assembléia e pelo governador de distrito. (Fonte: Manual do Rotaract)

O que é CODIRC?
CODIRC é a sigla para Conferência Distrital do Rotaract Club . A conferência distrital é uma oportunidade para que todos os rotaractianos do distrito reunam-se para celebrar as realizações do Rotaract naquele ano. Além disso, é uma excelente ocasião para a troca de idéias e informações, avaliação dos projetos implementados, planejamento de novas atividades, e fortalecimento do espírito de cooperação e amizade. (Fonte: Manual do Rotaract – Adaptação)

Quem participa da CODIRC?
Todos os rotaractianos do distrito, os membros da comissão rotária distrital do Rotaract, os conselheiros rotarianos e o governador devem ser convidados para participar da conferência distrital do Rotaract. (Fonte: Manual do Rotaract)

O que se discute na CODIRC?
As sessões plenárias podem incluir oradores de agências governamentais regionais, empresas locais ou organizações comunitárias. Se a conferência girar em torno de um tema específico, (por exemplo, prevenção do uso de drogas ou promoção da alfabetização), os oradores convidados devem ser especialistas na área. As sessões plenárias são uma excelente oportunidade para destacar o talento de rotaractianos músicos, dançarinos ou artistas, e para reconhecer rotaractianos ou Rotaract Clubs que tenham-se destacado em atividades de prestação de serviços à comunidade durante o ano. Além disso, a conferência é uma boa ocasião para a eleição do representante distrital do Rotaract para o ano seguinte, para que ele tenha um ano inteiro para preparar-se para o cargo.

As sessões em grupos podem ter diferentes formatos - seminários sobre projetos, debates sobre idéias para projetos, ou discussões sobre problemas distritais específicos, sendo que as recomendações sugeridas pelos participantes devem ser comunicadas a todos durante a sessão geral. (Fonte: Manual do Rotaract)

O que é REPRESETE?
É a sigla para Reunião de Presidente, Secretários e Tesoureiros. É uma reunião que acontece em cada evento distrital (ADIRC, CODIRC, Fórum de Área) e multidistrital (ENROPA, CONARC). Também participam da REPRESETE os ex, atuais e futuros RDR's, bem como os Governadores de Distrito que estiverem presentes nos eventos. As REPRESETE são presididas pelo RDR do ano rotário em curso. Geralmente as deliberações oriundas das REPRESETE influem decisivamente na vida do distrito. Presidentes de clubes que não possam estar presentes em uma REPRESETE devem esforçar-se em, ao menos, enviar um representante munido de uma carta de apresentação e uma procuração, outorgando a esse representante o direito de voto em se tratando de questões que assim exijam. (Fonte: Regimento Distrital Programa Rotaract – D.4580)

O que é um evento multidistrital?
Encontros multidistritais referem-se a conferências, seminários ou reuniões que envolvam Rotaract Clubs de vários distritos para a discussão de assuntos importantes para todos. O representante do Rotaract do distrito sediando o encontro deve fornecer aos governadores dos distritos envolvidos uma cópia do programa proposto e informações sobre as datas, o local, os participantes e o orçamento, bem como prova de obtenção do seguro contra terceiros. O encontro deve contar com aprovação do governador do distrito onde o mesmo será realizado. O representante distrital do Rotaract deve informar o(s) diretor(es) do RI encarregado(s) da zona e o secretário geral do RI sobre a realização do evento. (Fonte: Manual do Rotaract)

O que é ENROPA?
ENROPA é a sigla para Encontro Rotaractiano do Paraná, um encontro multidistrital de Rotaract que se realiza, anualmente (sempre no mês de setembro), no Estado do Paraná. Não critério prévio para escolha do distrito que sedia o evento. Existem algumas normas, tal como a elaboração de um projeto por parte do clube (e corresponde distrito) que deseja anfitrionar o evento. Apresentado, o projeto é submetido para votação dos participantes da REPRESE do ENROPA. (Fonte: Pesquisa Particular)

O que é uma Organização Multidistrital?
Organizações multidistritais, freqüentemente chamadas de Organizações Multidistritais de Informação do Rotaract (OMIRs), podem ser formadas com o propósito de disseminar informações e facilitar a comunicação entre os Rotaract Clubs dos distritos envolvidos. Tais organizações devem contar com a aprovação dos governadores e do conselho diretor do RI e são integradas pelos representantes distritais do Rotaract, sendo que cada representante pode indicar um membro da sua organização distrital para implementar atividades da organização multidistrital. Os fundos necessários para tais atividades devem ser obtidos exclusivamente através de contribuições voluntárias. (Fonte: Manual do Rotaract)

Quais os poderes de uma organização multidistrital?
As organizações multidistritais não têm poder de tomada de decisão ou legislativo, exceto no referente a atividades da própria organização, sendo que cada membro (representante distrital do Rotaract) tem direito a um voto. (Fonte: Manual do Rotaract)

Que é OMIR - Brasil?
É a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs – Brasil. Apesar de sermos compostos pelos 38 Distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital (de vários Distritos). A OMIR-Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaract, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a Organização. Depois do pioneirismo de nossa idéia – de criar uma Organização Multidistrital, por volta de 1992, outras OMIRs foram criadas pelo mundo, congregando Rotaracts de um ou mais países. Nossa Organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras agências, como a AIRAUP (da Argentina, Uruguai e Paraguai), apesar de ainda termos muito a desenvolver. (Fonte: OMIR-BRASIL)

Breve histórico da OMIR - Brasil.
A origem de nossa organização multidistrital, como a conhecemos hoje, inicia-se em 1990, durante a CONARC de Belo Horizonte. No começo, havia somente um presidente, um secretário e um tesoureiro nacionais. Isso simbolizava uma posição de comando nacional, o que não pode haver.
Na reunião de RDRs, sob muita discussão decidiu-se extinguir o Conselho Nacional, mas conseguimos efetivar a idéia de manter o cargo de Secretário Nacional. Essa função já era desempenhada separadamente das demais e trazia o que realmente precisávamos em termos de união nacional: aquisição e fornecimento de informações sobre todo o programa do Rotaract no território brasileiro.

Surgiu, então, a idéia de reunir oficialmente todos os distritos do Brasil em uma organização de troca de informações, baseada na Secretaria Nacional. Na CONARC de São Paulo, em 1991, foi convocada uma reunião extraordinária de RDRs que se realizou em Vitória, em junho. A partir de um ante-projeto, RDRs de todo o País passaram três dias discutindo, emendando e definindo o que hoje conhecemos como Regimento Multidistrital de Rotaract Clubs da OMIR-Brasil. O mais importante disso é que oficialmente os distritos reconheceram a Secretaria Nacional como o ponto de apoio e troca de informações entre os distritos do Brasil, mas mantinham a centralização das decisões na reunião de RDRs, pois esses são os únicos que tinham e têm, perante RI, poder de deliberação. Também foi deixado claro, desde aquela época, que quaisquer decisões tomadas em nível nacional não poderão conflitar com as decisões internas de cada distrito participante.

Quando o Regimento foi enviado a Evanston para aprovação, nós éramos um dos primeiros grupos de distritos do mundo a proporem esta integração. A idéia foi tão bem recebida pelo RI que o Conselho de Legislação de 1992 alterou as Declarações de Normas para o Rotaract, incluindo frases completas de nosso Regimento. Por algumas exigências de RI, transformamo-nos em "Secretaria Multidistrital" e nossa CONARC também teve seu nome oficial trocado para "Conferência Multidistrital". Passamos, então a tentar conseguir as cartas de adesão dos governadores e RDRs. Em meio a várias tentativas sem sucesso, diversas outras organizações foram oficializadas mundo afora sem que conseguíssemos todas as autorizações.

Na gestão do companheiro Ralf Luiz Collete (Rct. Curitiba – Mercês), conseguiu-se oficializar a Organização somente com os distritos que enviaram as cartas. Os demais distritos seriam oficializados à medida que enviassem suas cartas. Mais duas alterações de peso foram realizadas em nosso regimento, também a pedido do RI: em vez de um "secretário" à frente da organização, um "presidente". Da mesma forma o termo "Secretaria Multidistrital" foi substituído pelo termo já oficializado na Declarações de Normas: "Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs" ou simplesmente OMIR-Brasil. A troca do nome da função não trouxe mais poderes ao presidente, mas agora possuíamos uma organização baseada em um regimento e, principalmente, num consenso.

Mas muitas outras coisas mudaram a partir dessa época. E, hoje, a OMIR-Brasil conta com uma verdadeira estrutura de auxílio aos distritos e clubes. Tarefas subdivididas e informações importantes passaram a trafegar com muito maior volume, pois passamos a ter companheiros contribuindo em funções específicas, como Internet, comunicação internacional, treinamento, entre outros. (Fonte: OMIR-BRASIL)

O que é CONARC?
É a sigla para Conferência Nacional do Rotaract, o maior evento multidistrital do Rotaract do Brasil. É realizada anualmente, geralmente entre os meses de janeiro e fevereiro. A programação da CONARC conta com atividades das mais variadas, sempre tendo como objetivo promover a integração dos participantes. Também na CONARC os RDR's de todo o Brasil se reúnem para avaliar os trabalhos desenvolvidos pela OMIR Brasil (Organização Multidistrital de Informação Rotaractiana do Brasil) e para eleger o seu presidente para o ano rotário seguinte. (Fonte: Pesquisa Particular)

O que é CLARI?
CLARI é a sigla para Conferência Latino Americana de Rotaract e Interact, um enorme evento multidistrital que envolve praticamente todo o continente americano e que conta com a participação de rotaractianos e interactianos. Sua programação conta com sessões de treinamentos para líderes e atividades de companheirismo. (Fonte: Pesquisa Particular)

O que é um Encontro Rotaract Pré-Convenção?
O encontro Rotaract pré-convenção, patrocinado pelo Rotary International, reúne rotaractianos e rotarianos de todo o mundo a fim de compartilhar idéias sobre projetos e desfrutar companheirismo. Esse encontro, realizado imediatamente antes da convenção do RI, atualiza os participantes sobre novas diretrizes e atividades do Rotaract, homenageia projetos excepcionais implementados por Rotaract Clubs e oferece aos rotaractianos a oportunidade de compartilhar suas idéias com administradores e funcionários do RI. Todos os representantes distritais do Rotaract e presidentes de Rotaract Clubs devem participar desse encontro. (Fonte: Manual do Rotaract)

O que é INTEROTA?
INTEROTA é uma reunião rotária internacional realizada a cada três anos. É uma oportunidade para os rotaractianos entrarem em contato com uma cultura diferente da sua, visitarem pontos turísticos e conhecerem os projetos implementados por outros clubes. Reuniões INTEROTA já tiveram lugar na África do Sul e na Turquia. (Fonte: Manual do Rotaract)

Como se expressar durante as reuniões?
Para fazer uso da palavra durante as reuniões é simples e fácil, se atentarmos para o princípio lógico de que Rotaract é um clube de serviço e não uma associação de acadêmicos.

Cada um deve se expressar como sabe e como pode. Deve, porém, expressar-se sempre, participando da vida e da atuação do clube, evitando, assim, pecar por omissão, pois é através do diálogo franco e sem artificialismo que se chega a conclusões objetivas.
Não interessam fraseados líricos nem pretensas aulas de retórica. Interessa, sim, o palavreado simples, franco e cordial, que traduza a sinceridade de propósitos de quem o profere. O que se leva em conta é o conteúdo e não o envoltório. Já dizia Paul Harris: "É mais fácil induzir os homens à prestação de serviços do que inebriá-los com palavras empolgantes". (Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)

Quando um sócio tem uma sugestão a apresentar, como deve proceder?
Todos devem participar da vida ativa do clube e é louvável a atitude dos sócios que apresentam sugestões válidas. A maneira ideal, contudo, consiste em levar a sugestão primeiramente ao Conselho Diretor do clube para que a analise e se intere da conveniência ou não de adotá-la, tendo em vista o plano de atividades em ação.

A análise da sugestão ou proposta, feita pelo Conselho Diretor antes de ser levada ao plenário, evita discussões inúteis que só servem para retardar as reuniões, pois as controvérsias são quase que inevitáveis e o resultado nem sempre positivo.
Quem apresenta uma sugestão ou proposta deve estar disposto a colaborar de maneira eficiente, assumindo, se possível, a paternidade do que propõe, para que o pleiteado se transforme em algo concreto. Sem tal predisposição do proponente, as sugestões geralmente se transformam em sobrecarga para os dirigentes do clube. Não basta, portanto, sugerir; é necessário colaborar.

Procedimento igual deve ser adotado por aqueles que têm reclamações justas a fazer, pois quem reclama, coopera. Reclamações banais, pretextos idiotas e lamentações tolas, feitas em plenário, principalmente na presença de convidados e visitantes, só serve para ridicularizar os dirigentes, decepcionar os presentes e badernar a reunião. (Fonte: Cartilha Rotária)


Última edição por fantinel em Qui 5 Abr - 2:21:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correções ortográficas)
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